quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Costeira tombou!!!

Boas!

Em um país sem memória, certas iniciativas merecem destaque:

"O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou no dia 10 de dezembro de 2010 a proposta de tombamento de parte do Patrimônio Naval Brasileiro elaborada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

A partir da decisão, tornaram-se protegidos o acervo do Museu Nacional do Mar, na cidade de São Francisco do Sul (SC), a Canoa de Tolda Luzitânia, da Sociedade Sócio-Ambiental do Baixo São Francisco (SE), a Canoa Costeira de nome Dinamar, da Baía de São Marcos (MA), o Saveiro de Vela de Içar de nome Sombra da Luz, do Recôncavo Baiano (BA), e a Canoa de Pranchão do Rio Grande, de nome Tradição (RS)".

No Maranhão restam apenas 21 Costeiras, grande parte com suas características fundamentais alteradas. o tombamento da Dinamar irá assegurar a preservação dessa embarcação que é ao mesmo tempo rudimentar e excepcional...

Oxalá sejam tomadas as medidas necessárias para a preservação desse patrimônio cultural, o que já é um desafio em si, na medida em que no modelo brasileiro o ônus do tombamento (cujo aproveitamento é difuso, por natureza), sempre acaba nas costas do particular.

Quando eu estive no Maranhão, "encontrei" muitas Costeiras (como a Missionária, da foto abaixo), mas não vi a Dinamar. Ou seja: a trupe vai ter que voltar lá! Mas, antes, vamos conhecer a Tradição, já que o Rio Grande do Sul e suas tradições (sem trocadilho) faz muito sucesso lá em casa.


5 comentários:

  1. KKKk...
    Não, a venda foi suspensa. Perigava de eu ficar sem barco no verão!
    E vc, quando aparece para velejar?!
    abs e feliz natal!!!

    ResponderEliminar
  2. E ai juca, vou estar em boraceia, no cantao de itagua, vou estar de jet. Do dia 25 ate o dia 4. Se vc estiver por la, me da um link pra gente se encontrar. Ainda nao consegui coprar meu veleiro. Se der a gente veleja junto no mar.Anota meu email ai 1822@bol.com.br

    ResponderEliminar
  3. Juca, parabéns por essa postagem. Estou te esperando aki no nosso velho Maranhão. Um amigo meu olhou sua postagem e me perguntou se foi com vc que eu velejei... Ele inseriu sua postagem no nosso facebook "Navegantes". Ass: Jader

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Jader!!! Qualquer dia estarei por ai, meu amigo! Bons ventos, sempre!

      Eliminar