domingo, 14 de outubro de 2012

Biblioteca náutica!

Boas!


Esse blog rendeu muito mais alegrias do que poderia sonhar a minha vã filosofia de almanaque. Já perdi a conta de quanta gente bacana entrou em nossas vidas por conta dele. Alguns apenas no mundo virtual. Outros, para quem a distância física não é um grande problema, já se fizeram presentes em três dimensões. 

Ontem foi um desses dias de alegria. A aula programada para um casal (mais um!) teve que ser cancelada por conta do mau tempo (decisão acertada, pois fez frio e choveu bastante), o que me deixou um pouco ranzinza, pois eu estava louco para velejar. Ainda assim o dia foi especial, pois conheci (ou conheci de novo, pois já o conhecia de vista) um ex-vizinho da Náutica Sangava (Guarujá/SP), onde fiquei por quase dez anos com meus intrépidos monotipos (dois HC14, um Dingue, dois Hobie 3.9, um Dinghy Andorinha, canoas, caiaques, etc, etc, etc).

Seguidor do blog, Jefferson Aliseda estava com um pequeno problema: faltava espaço para um excelente biblioteca náutica, com trinta títulos dos quais vinte e cinco eu ainda não li (e os outros queria ler de novo)! Como amigos são para essas coisas, tive que buscar uma solução "muito sacrificante" e o resultado é que hoje o Cusco Baldoso  tem uma biblioteca náutica de respeito. E, mais legal do que isso, estou matutando um jeito desse acervo poder ser compartilhado por mais pessoas.

Aproveitei o dia chuvoso e fiquei a bordo o sábado inteiro lendo e viajando... Já nem  sei se quero que faça tempo bom para ir navegar ou se quero que o mundo desabe em água para eu poder ler tudo isso!

Doce dilema...

E vamos no pano mesmo!

O Jefferson, com sua pilha de problemas...

...e o Cusco Baldoso em modo tempestade.

13 comentários:

  1. Após a leitura, releitura....quem sabe não fazemos algumas trocas de livros!!!
    Abraços
    Mauriane e Luiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opa! Já já estarei organizando o "clube do livro", baseado justamente na troca, de modo que todos posam ter acesso a esse pequeno tesouro! Bons ventos, sempre!

      Eliminar
  2. Juca, o seu carinho pela vela e sua preocupação com a cultura náutica é de uma sensibilidade e um desprendimento que poucas pessoas tem, parabéns cara, pessoas como você só adicionam em qualquer área que atuem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Walnei, muito obrigado pela sua constante presença e amizade. Tenha certeza de que a recíproca é verdadeira. Estrelas à barla!

      Eliminar
  3. Juca, que bacana!!! A propósito, gostei do adesivo do cusco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valeu Matheus! Qqr dia será o seu livro nessa pilha, hein?!

      Eliminar
  4. Grande Juca,
    bem se vê que vc é um mestre de verdade, na vela e na leitura.
    Parabens pela iniciativa.
    Se você quiser, e tiver algum espaço nas prateleiras, tenho alguns exemplares anteriores das revistas Cruising World e Voiles e Voiliers que talvez possam interessar aos amantes da vela.
    Não é para jogar fora, mas sim para compartilhar.

    Abraços,

    Paulo Ribeiro
    Bepaluhê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opa!!! Isso vem bem a calhar com a ideia que ando tendo. Manda um e-mail para mim para a gente combinar! cuscobaldoso@gmail.com. Bons ventos!!!

      Eliminar
  5. Sugiro começar pelo: Na esteira do Irma.

    Muito legal esse livro conta a historia de um Sr. que construiu seu barco (parecia um Guanabara) e veio de Porto Alegre até o Rio de Janeiro, num espetacular raid, com cobertura jornalistica do jornal "A noite". Isso tudo nos anos 30 !!! Fora que ele foi marceneiro dos hidroaviões da Varig.

    Grande presente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Roger, eu comecei pelo Do Rio à Polinésia - que para mim é pura poesia e eu já li umas trezentas vezes. O próximo será esse que vc sugere, pareceu bem interessante! Bons ventos, Capitão! ;-)

      Eliminar
  6. Caro Juca: tomei a liberdade de enviar o link de seu blog pro Agustin, de Buzios,'vidademariscoblog', que está com dificuldades de refazer o leme e outras 'cositas más'...Já mandei tb o blog do Matheus do Passimim, assim ele terá bastante literatura a respeito. Aliás, ele tb tem atoll 23'. E parabéns por mais essa iniciativa dos livros. Estou às ordens!!

    ResponderEliminar
  7. Que ótima ideia e parabéns pelo desprendimento. Assim que montar seu "clube do livro náutico" estarei na fila! Abs.

    ResponderEliminar