quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dia de encanador...

Boas!

Hoje acordei bem cedo e fui trabalhar. No Malagô. Às nove da manhã, depois de um belo café da manhã (em casa), estava eu a bordo do velho Mala. Missão:  dar um jeito na hidráulica. Desde que cheguei de Ubatuba só tinha água doce na pia do banheiro. A pia estava seca e o chuveiro de popa também.

Comecei mandando embora a bomba de água que estava a bordo - tão velha quanto o barco! Ocupava um armário inteiro e parecia uma locomotiva alucinada. Comprei uma jabsco de 1.9 gpm, automática. Ela tem vazão suficiente para alimentar até dois chuveiros ao mesmo tempo (ou torneiras) e é acionada assim que se abre o chuveiro ou a torneira (não é preciso apertar botãozinho).  No Mercado Livre estava custando em média R$ 380,00, sem o frete. Fui até a Mar Matos e lá custava - a mesma bomba - R$ 370,00. À vista e no dinheiro (o mundo é sempre mais barato assim), saiu por R$ 350,00 e eu levei para casa na mesma hora (os correios têm me dado uns furos).


Mas a tarefa levou o dia todo. Estava tão confuso entender o esquema hidráulico que adotei a solução Juca Andrade: arranquei tudo e refiz do zero. Deu menos trabalho do que entender aquele emaranhado de mangueiras ressecadas, conexões vazando e registros carcomidos. Agora todas as mangueiras estão em ordem e conexões só de bronze - nada de plástico (ai meu saldo!).

Ainda não terminei, é verdade. Mas a pia da cozinha já funciona (ganhou uma torneria nova), a da pia do banheiro e o chuveiro de popa. Falta fazer a ligação para o chuveiro do banheiro. Seria a hora ideal de instalar o boiler ...  Mas eu reluto muito em ter água quente no barco. A impressão que tenho é que os quatrocentos litros dos tanques irão embora em um único banho quentinho.

A próxima saga é o GPS - sou só dúvidas.

E vamos de chuveirinho mesmo!

4 comentários:

  1. Por que aquela torneira da pia do banheiro era pegadinha, garanto que não foi só eu que abriu a torneira e esperou a saída milagrosa da água...

    ResponderEliminar
  2. Walnei, eu tb fiz a mesma coisa e tô esperando a água sair da torneira até agora!!ahahahahah

    ResponderEliminar
  3. Xiii, Walnei e Ricardo! Nem se animem. O acionamento na pia do banheiro é do mesmo jeito. Eu só não vou contar aqui qual é para a gente continuar pegando uma pressa nos desavisados, kkk!

    ResponderEliminar