Nosso Fast 230, o Grandpa, está equipado com um GPS Garmin 441s, aparelho que traz chartplotter (carta naútica) e sonda (ecobatímetro/profundidade). No começo do mês nosso amigo e sócio no barco Cassio Souza instalou a nossa sonda, de forma que agora possuimos dois ecobatímetros: o antigo e o do GPS.
Pouca gente sabe, mas é possível instalar a sonda por dentro do casco, sem precisar fazer nenhum furo. O melhor é que isso é bem fácil e barato e pode ser feito por vc mesmo. Entenda o que o Cassio fez:
1. Escolha um lugar próximo à proa do barco. O ecobatímetro não indica a profundidade do leito marinho à frente, mas sim a profundidade de um eixo cônico a partir de onde ele está instalado. Fazer a instalação na popa, por exemplo, poderá trazer uma indicação de profundidade diferente do que aquela que há na proa. Em um barco de sete metros de comprimento, como o Grandpa, é perfeitamente possível a popa indicar dois metros de profundidade enquanto sob a proa há apenas um metro. O resultado nesse caso seria encalhe ou colisão na certa! Com a sonda à vante se a coisa começar a ficar complicada pode ser que ainda dê para manobrar e safar a onça. Por isso instale a sonda o mais a vante que for possível.
No caso do Grandpa o Cassio escolheu o paiol de proa.
2. Uma vez determinado o local, limpe bem a fibra e retire o máximo que for possível de sujeira e gorduras. Com um pouco de estopa use 'solução desengordurante' para essa limpeza, produto vendido em lojas de materiais de construção e tintas.
3. Compre um cano de esgoto largo e alto o suficiente para caber a sonda inteira com uma sobra na altura. È importante comprar a tampa também, pois é dela que sairá o fio para o GPS. Fixe o pedaço de cano com adesivo de base epoxy no casco. Ele deve ficar bem fixo e não pode permitir vazamentos - isso é muito importante!
4. Após passar o fio pela tampa e posicionar a sonda rente ao casco, preencha o interior do cano - com a sonda dentro - com creme rinse (Neutrox!) ou gel para ultrassom. Depois disso tampe o cano e cole a tampa, para evitar que o líquido interno vaze. A função desse líquido é evitar a presença de ar entre o casco e a sonda. Àgua não serve, pois cria bolhas e bolsões de ar com o movimento.
5. Pronto. A sua sonda deve estar funcionando. A nossa está operando 100%, tanto na água quanto com o barco no seco (foto). Um pequeno inconveniente é que com esse método a gente perde a temperatura a água, pois a indicação que o equipamento faz é a temperatura do líquido em que está imerso, mas é melhor e menos complicado do que furar o casco.
Essa técnica não funciona bem em barcos de madeira, mas apenas em cascos de fibra, aço e alumínio. No Malagô, onde temos um Garmin 541s, tivemos que instalar a sonda por fora.
E vamos sondando mesmo!